Curso Orçamentos de Obras: do 2D ao 5D

No curso Orçamentos de Obras: do 2D ao 5D o processo orçamentário para obras de construção civil será explicado tendo como ponto de partida o seu produto final, que é a planilha orçamentária.
Você verá como é o desenvolvimento de uma planilha pelo método convencional (2D) e pelo método BIM (5D) e perceberá que, independentemente do método, como resultado, todos os conceitos da Engenharia de Custos estão lá: custos diretos, levantamento quantitativo, critérios de medição e remuneração, composições unitárias, encargos sociais, preços de fornecedores e terceiros, impostos, fretes, BDI e, por fim, o preço de venda da obra.
Com relação ao processo de orçamentação baseado em 5D, serão apresentados exemplos de casos reais com a intenção de aumentar o repertório do aluno a respeito do assunto, de modo deixá-lo mais preparado no momento em que precisar contratar (ou ser contratado para prestar) serviços relacionados a BIM.
Os tópicos serão desenvolvidos por meio de exposição oral, apresentação de slides e aplicação em exemplo-piloto.

Veja os slides de apresentação do curso: https://docs.google.com/presentation/d/1I3z1p_FvOTou73a1Dr4mUDJScL2kIM4RZqWGK7cQ4vw/edit?usp=sharing

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7251131793872275.