Dados Técnicos
– Curso de 30 horas de aula em grupo;
– O material didático do curso é disponibilizado on-line, sob forma de apresentação em PowerPoint, rico em referências bibliográficas para ampliar seus estudos;
– EXCLUSIVO: Você recebe um link para ter acesso à todas as suas aulas, que são gravadas, ao vivo, em vídeo! O prazo pra você baixar as suas aulas em vídeo é de três meses a partir do início do curso;
– Nossos cursos contam como atividades complementares em cursos de graduação de arquitetura, engenharia e design;
– A ACCA oferece uma licença Educacional gratuita de seu(s) software(s) ao se inscrever neste curso;
– Você será convidado, no Facebook, para que tenha acesso ao grupo TI Lab Alunos, onde pode conferir oportunidades de trabalho, promoções e outros conteúdos.
Disponibilidade de turmas
Para aulas durante a semana
Número de aulas e duração de cada aula
Se o curso vai acontecer durante a semana, você terá 10 aulas. A duração de cada aula é de três horas.
Quantidade e frequência das aulas durante a semana
Quanto à quantidade e frequência de dias da semana, estas são as suas opções:
– todos os dias, ou seja, de segunda a sexta
– quatro vezes por semana, de segunda a quinta
– três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas
– duas vezes por semana: às segundas e quartas, ou às terças e quintas
Grade horária
Abaixo está a grade horária do TI Lab disponível para este curso, durante a semana. As aulas acontecem sempre dentro destas faixas de horário:
– 14h às 16h
– 16h às 18h
– 18h às 20h
– 20h às 22h
Conteúdo
– Por que estudar a história do BIM?
– E, afinal, de qual “BIM” nós estamos falando?
– O início: do PRONTO e SketchPad, nas décadas de 50 e 60, aos sistemas CAD de grandes companhias na década de 70
– A influência da evolução do hardware e telecomunicações nas características dos softwares para CAD e BIM, da década de 80
– Diversidade e especialização: o surgimento de softwares para outras áreas da construção civil e o aparecimento de novos métodos de projetar, a partir da década de 90
– Evolução das interfaces em softwares de projeto para BIM e a questão da usabilidade X patentes
– A influência de fatores econômicos, sociais e geopolíticos no desenvolvimento das ferramentas para projeto digital
– Interoperabilidade: a história dos esforços em busca da colaboração total
– Perspectiva histórica do impacto do uso das ferramentas digitais no ambiente construído
– Panorama histórico da evolução das tecnologias digitais para projeto em BIM no Brasil
Quem deve fazer esse curso
– Estudantes e profissionais que usam softwares BIM e querem se aprofundar neste universo.
– Instrutores de cursos de softwares BIM que precisam entender mais sobre as diversas plataformas, e assim melhorarem a qualidade das suas aulas.
– Professores de graduação e pós-graduação que conhecem (ou não) tecnologia relacionada a projetos, e a BIM, e querem ter uma visão do contexto histórico do BIM para poderem se preparar com relação a esse tema.
– Profissionais que fazem implementação de softwares e processos BIM em empresas e sentem necessidade de mais bagagem sobre o assunto.
– Gestores, Diretores, Donos de empresa e tomadores de decisão que precisam saber mais sobre BIM e não pretendem aprender a utilizar alguma ferramenta específica de projeto.
Enfim, esse curso se destina a todos aqueles que tem curiosidade ou necessidade em saber mais sobre a história da tecnologia da computação aplicada à projetos de arquitetura, engenharia e design, com ênfase em BIM.